“Nossa Língua Nossa Música”


Bruno Serroni (cello) e Maria Dapaz (voz e violão) – Foto: San Rogê


O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília promove, de 25 de março a 11 de abril, no palco do Teatro I, instigante intercâmbio cultural entre Brasil, Ilha da Madeira, Guiné-Bissau,Timor-Leste, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Portugal por meio das vozes de importantes artistas que traduzem em sua música a riqueza de suas nações. Serão oito encontros musicais inéditos que apresentarão a todos nós uma rica oportunidade de conhecer culturas distintas, porém, que comungam o mesmo belo idioma português.


Este panorama cultural e musical de países de língua portuguesa, apresentado pelo projeto Nossa Língua, Nossa Música, chega a Brasília sob a chancela do Ministério das Relações Exteriores (cplp.org). Nossa Língua Nossa Música tem curadoria de Jocelyne Aymon e produção executiva de Marinéa Mochizuki da Brasil Festeiro Produções - brasilfesteiro.com.br





Maria Dapaz - Foto: San Rogê

A cantora pernambucana Maria Dapaz faz uma música com uma atmosfera regional sofisticada. Acompanhada pelo excelente cello de Bruno Serroni. Ela apresentou melodias próprias e interpretou grandes compositores como Luiz Gonzaga em roupagens absolutamente glamurosas sempre com um ar poético e visceral. Ela tem sua marca própria e um bom-gosto inquestionável, seja como autora, compositora ou intérprete. Com originalidade, ela impõe às suas obras uma estética de câmara. Tem 14 discos gravados, grande experiência em palcos internacionais. Durante 6 anos percorreu os palcos da Europa onde morou (Suíça, Alemanha, França). Indicada ao Grammy Latino 2004 com o CD “Vida de Viajante”.

“Cresci em Afogados, terra de repentistas e tive acesso a todos os tipos de música, ouvia em casa tudo que tinha direito, lembro que aos oito anos tinha uma vitrola em casa, da minha tia, ela tinha um microfone e me sentia uma artista, cantava Amália Batista, ela nunca soube disto, mas fizemos um arranjo brejeiro com uma de suas músicas.”
 Em seguida canta "Foi Deus" com Nancy Vieira, cantora de Cabo Verde.




Nancy Vieira – Foto : San Rogê


Nancy Vieira é cabo verdiana e tem no sangue sua inata musicalidade. Na sua voz há doçura e sutileza, ritmo e firmeza, sentimento e interpretação. Cabo Verde é inspiração. É causa e efeito no seu canto. O mundo é o auditório e parte integrante de uma miscelânea cultural que a influencia. Nancy Vieira cria elos de ligação entre a tradição musical de Cabo Verde e sonoridades de outros pontos do mundo, em particular da América do Sul. Em palco apoia a sua voz essencialmente em instrumentos acústicos, destacando-se a simplicidade e o bom gosto dos arranjos musicais.



“Espero que viajem comigo e com minha música até minhas ilhas.” – convida com elegância.

“Canto músicas de Cabo verde com cheiro do Brasil. Nós em cabo Verde roubamos ou adotamos este ritmo, parece muito natural fazermos algo parecido com a bossa nova.” – homenagem ao Brasil.


Acompanhada por Jorge Cervantes – guitarras; Ciro Cruz – piano; e Marcos Alves – percussão fez uma apresentação vibrante com uma levada jazzy elaborada e sofisticada.

“Nasci em Cabo Verde mas meu umbigo está na Guiné Bissau. Cantei em Crioulo, língua de Cabo Verde. Se não existisse o português não existiiria o crioulo. Graças a língua portuguesa estamos aqui hoje.”

As duas encerram o show com “Andar com Fé” de Gilberto Gil em clima de festa e interação entre povos e sons.


Maria Dapaz e Nancy Vieira em duo dançante - Foto: San Rogê



Serviço – Nossa Língua Nossa Música
Local: Teatro I do CCBB Brasília – SCES Trecho 2, lote 22.
Período: de 25 de março a 11 de abril de 2010.
Apresentações: de quinta a domingo, sempre às 21h.


Preço: R$ 15,00 e R$ 7,50 (meia-entrada para estudantes, professores, pessoas com mais de 60 anos e clientes BB). A venda antecipada de ingressos inicia-se no domingo da semana de cada show, restrita a quatro bilhetes por pessoa.
 Informações: 61 3310-7087.
 Capacidade: 309 lugares.
 Classificação indicativa: Livre para todos os públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAIA NA REDE COM O ROGÊ